Associação de Recicladores de Lixo EletroEletrônicos que contribuem para a preservação dos Rios de Mato Grosso do Sul
A Recic.LE nasceu com o objetivo de operacionalizar a economia circular do Resíduo Eletroeletrônico.
Todas as empresas fabricantes, importadores, distribuidores e comércios têm a obrigatoriedade legal de disponibilizar pontos de entrega voluntária para que seus consumidores possam descartar o lixo eletrônico da forma adequada.
Por meio de grandes parcerias consolidadas, conseguimos fornecer para sociedade um mundo com cada vez menos extração de recursos naturais, promovendo assim o reaproveitamento de matérias-primas com uma economia mais circular.
Sabe aquele eletroeletrônico parado na sua gaveta com defeito e que você não usa mais?
Descarte na RECIC.LE
Você faz o seu papel como cidadão e nós garantimos a melhor forma de destiná- los corretamente.
Este serviço é GRATUITO.
Três passos para que você possa descartar seus equipamentos sem preocupação.
Associação Recicle – Transformando resíduos em esperança!
Fundada no ano de 2014, em Campo Grande Mato Grosso do Sul, a RECIC.LE é uma associação legalmente constituída para atuar nas áreas ambientais voltadas para a sustentabilidade, dando o devido tratamento ao chamado “lixo eletroeletrônico” gerado pela população da Região CENTRO – OESTE.
Tornou-se referência em coleta, separação, reaproveitamento e destinação desses produtos, prestando serviços relevantes para a preservação do meio ambiente e conscientização da população quanto aos efeitos danosos do contato direto desses produtos com a natureza.
Os idealizadores da RECIC.LE, viram a necessidade e a importância da logística reversa como objetivo principal auxiliar as empresas no atendimento à lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a proposta da Recic.LE é criar um sistema coletivo para operacionalizar a economia circular de seus parceiros de forma mais eficiente e econômica, diminuindo os impactos ao meio ambiente que causam a retenção de metais pesados pelo solo, podendo infiltrar e contaminar os nossos rios de Mato grosso do sul.
Atuando com parceiros de reconhecida experiência no ramo, a Associação Recic.LE coordena os serviços de coleta, transporte e a destinação final ambientalmente adequada dos Resíduos Eletroeletrônicos descartados. Garantindo aos seus parceiros a confiabilidade e segurança no atendimento às exigências legais.
Veja o que nossos clientes dizem sobre nós
A Recic.LE criou o Projeto Sustentável com o intuito de ajudar vários condomínios, empreendimentos e instituições a separar os Resíduos Eletroeletrônicos de forma correta!
Deixamos um adesivo informativo juntamente com o ponto de coleta para realizarmos a coleta grátis do Resíduo Eletroeletrônico (lixo eletrônico), para o descarte ecologicamente correto.
E tem mais!
Quem participa desse projeto recebe um Certificado de Participação ao descarte Correto do Resíduo Eletroeletrônico.
O documento fornece detalhes sobre os trâmites que envolvem toda a destinação, desde sua origem até a disposição final: Informações como peso, quantidade de resíduos e identificação de classes podem ser encontradas no CDF.
A gestão de resíduos e a logística reversa são temas urgentes para toda cadeia produtiva. Além de ações, precisamos de pessoas falando sobre o assunto tanto nas empresas quanto dentro de casa.
Carlos Lhamas, Secretário Geral da Recic.LE, um dos responsáveis pela implantação e operacionalização do sistema de coleta e destinação de lixo eletrônico em âmbito nacional, apresenta um panorama sobre a realidade da logística reversa no país. A RECIC.LE realiza a logística reversa de suas parceiras, desde a coleta até o envio do “lixo eletrônico” para recicladoras, em cumprimento da Lei 12.305/10, também chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Muitas empresas não possuem ainda uma logística reversa para os eletroeletrônicos. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas com a conscientização das pessoas teremos um futuro mais limpo.